top of page
Logotipo do Estúdio Banca no formato de um vinil em tons de pink e vermelho

"Quero ser Flow Podcast"

Podcast em vídeo, inspirado em Joe Rogan, o Flow Podcast virou febre no Brasil e influencia os novos podcasters


Por Luciana Oncken




Todo dia eu escuto algo que poderia se traduzir como "Quero ser Flow Podcast"; e logo imagino a imagem do cartaz do famoso filme do final dos anos 1990 "Quero ser John Malkovich" (Charlie Kaufman), com uma infinidade de podcasters com máscaras de Bruno Monark e Ygor 3k no lugar da imagem do ator que dá nome ao filme.


Não é exagero. De cada 10 pedidos de orçamento que recebo no Estúdio Banca Podcast. nove são de podcats em vídeo no estilo Flow Podcast. Eu, que havia montado um estúdio de áudio, tive rapidamente que me adaptar à nova demanda, com câmeras, novos equipamentos e gente nova na equipe. Sempre apostando no melhor dentro desse universo.


Saturação de formato


O que é preciso pensar é se não há uma saturação do formato. Todos querem ser Flow Podcast, ou PodPah, e outros que já são campeões de audiência, sem pensar que estarão concorrendo com esses caras. Não que não seja possível, mas é preciso pensar no motivo que levaria uma pessoa a não ver o Flow para ver o seu podcast. Você tem que ter algum diferencial. Já pensou em qual seria?

Ou não há e você quer simplesmente ficar em uma fila para viver 15 minutos a vida de Bruno e Ygor; ou ficar preso no andar 7 e meio da insignificância, curvando-se diante do que parece ser hype? ok, ok, já fui longe demais com essa referência que talvez grande parte dos meus leitores e novos podcasters não tenham familiaridade.


Assistir depois


Deixo John Malkovich, o andar sete e meio para lá. Vamos para algo mais palpável. O que escuto é que as pessoas podem ver depois, então não necessariamente estariam concorrendo com esses podcasts famosos. Mas pense bem, se você está fazendo uma Live da gravação do podcast, no fundo, é porque você quer que as pessoas assistam ao vivo, ou não?


E não adianta, eu vou te questionar sim: por que você vai fazer mais do mesmo? Vamos pensar juntos e criar a sua identidade, encontrar a sua voz (e imagem, no caso) e fazer seu podcast, seja em vídeo ou não, ter sucesso.

Monetizar podcast


Outra coisa que eu escuto muito é que o vídeocast é mais fácil de monetizar. Olha, as plataformas de podcast estão avançando nesse quesito. Mas você precisa pensar em um modelo que vá além da marca ali na telinha de fundo, O áudio permite interações muito bacanas e soluções fora da caixinha. Se o seu conteúdo for bom, as marcas estão apostando. Fora as possibilidades de assinatura, de crownfunding.


Enfim, como todo o negócio, criar um podcast ou videocast exige um planejamento e um plano de negócios. Caso contrário, você corre o risco de ser mais do mesmo em um universo de Brunos e Ygors sem o mesmo sucesso dos dois.


Fazemos videocast

Dito isso, sim, nós fazemos videocast e fazemos Live no Estúdio Banca Podcast. E fazemos bem feito! :)

371 visualizações0 comentário
bottom of page