top of page
Logotipo do Estúdio Banca no formato de um vinil em tons de pink e vermelho

Os melhores podcasts de 2021 #1: ´1619´, do NYT

Quero falar sobre os podcasts eleitos os melhores para se ouvir em 2021, segundo as principais publicações do mundo. O que faz de cada um deles um bom podcast, o que garante destaque nesse universo imenso que é a podosfera (não gosto deste termo)?





Vou começar por um que me chamou muito a atenção `1619´ do New York Times, uma podsérie em 5 episódios, apresentada por Nikole Hannah-Jones. A história se passa em agosto de 1619, quando um navio transportando mais de 20 escravos africanos chegou à colônia inglesa da Virgínia, marcando o início de um período triste de 250 anos de escravidão. A América que conhecemos hoje, segundo os autores, começava a se formar ali.


Temas históricos são excelentes para se explorar em séries em áudio no formato narrativo. Você ouve e sente como se estivesse lendo um livro, a sonoplastia e a trilha sonora são essenciais, o tom da narrativa, a inserção de trechos que enriquecem a história. E este é o grande trunfo de ´1619´. O ouvinte se envolve com a história, a sonoplastia, a trilha, estimulam a nossa imaginação, conseguimos visualizar cenas. O tom da narrativa é fluido. A edição impecável.


Para quem se interessou e quer ouvir >>> ´1619´, NYT



49 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page