A mídia que você leva nos ouvidos para onde for, pode baixar, ouvir onde for, sem ao menos precisar de internet. O que faz de um podcast um bom podcast? O que faz de um podcast essa mídia que você tem o prazer de ouvir? Por que o podcast "pegou"? Porque muito antes de escrevermos e lermos histórias nós contávamos histórias, há uma tradição oral, a oralidade faz parte da nossa existência e ela carregou a história da humanidade durante muito tempo. Ouvir faz parte da nossa existência. Por isso esse conforto com esse meio de comunicação: o áudio.
Muitas formas de fazer podcast
Não há nada de novo nesse modo de comunicar, há um resgate. Há uma nova roupagem talvez. Uma nova forma de consumir o áudio. As contações de histórias em praças e livrarias é uma delas. A leitura para o filho à beira da cama, as palestras, os eventos, os áudio-books e, claro, o rádio. E o legal do podcast é que ele pode englobar cada um desses formatos. Não há certo e errado. Há formas diversas de trabalhar com podcast.
A forma vai determinar se o seu podcast é um documentário, um programa de notícias, se é um bate-papo ou um monólogo, se é contação de histórias. O conteúdo vai determinar se é entretenimento, se é informativo, se é educativo. E a forma e conteúdo podem caminhar de diversas formas, tudo pode se misturar.
Comunicar-se por áudio
Eu não acredito em uma única forma de se fazer podcast. E nem em uma única forma de nos comunicarmos por arquivos de áudio. Fuja das fórmulas prontas. Sim, pode existir um caminho melhor, que inclui planejamento, pensar e explorar a ideia, gravar, editar e disponibilizar. Existem bons investimentos na qualidade do áudio, para que ele seja agradável aos ouvidos. Isso não te impede de usar um ou outro áudio com menos qualidade, se o conteúdo se sobressair a forma.
Aposte no áudio e encontre o seu caminho.
Por Luciana Oncken
Comments