top of page
Logotipo do Estúdio Banca no formato de um vinil em tons de pink e vermelho

Como envolver o público do seu podcast ou videocast?

Atualizado: 20 de jul. de 2021

Você pensa em criar um podcast ou videocast do zero e não sabe por onde começar? Lembre-se: há todo um ecossistema digital que deve fazer parte da sua estratégia





Você teve um ideia super original para um podcast ou videocast e quer colocar em prática o mais rápido possível, mas a pressa pode atropelar alguns processos importantes para o sucesso do seu projeto. Planejamento é essencial.


Comece do começo


Pesquise o que já existe na linha do que você imagina. Mas, cuidado, você não vai querer ser uma cópia daquele formato. Pense no diferencial do seu podcast o videocast. Afinal, se for exatamente igual a um que já existe, por que eu ouviria ou assistiria o seu?


Tenho recebido muito pedidos assim, principalmente para videocasts: "quero um videocast no estilo tal", o mais comum é pedirem no estilo Flow Podcast. Não raro você conversa com a pessoa e ela quer uma cópia do que já existe, com a desvantagem de não ser o primeiro a explorar o formato e não ser conhecido do público.


Já querem o "ao vivo" sem nenhum preparo antes. Já querem lançar no primeiro episódio como Live.


Podcast exige mais pós-produção e videocast ao vivo exige mais pré-produção


E por que eu digo isso? No podcast, o formato é sempre gravado. Você consegue voltar a gravação, regravar, editar, trabalhar muito a pós-produção. No videocast gravado, também é possível trabalhar todos os detalhes na pós-produção. Embora videocasts gravados ainda não estejam no radar das pessoas, eu aconselho muito para iniciantes. Pelo menos, fazer alguns gravados até pegar o jeito e partir para a Live. Esses dois formatos dão mais trabalho na pós-produção, embora se cortarmos as arestas conseguimos reduzir este tempo com um bom preparo, na pré-produção.


Já as Lives exigem que os apresentadores já tenham "as manhas", tenham jeito com o formato ao vivo. Você trabalha na pré-produção, investindo em entrevista prévia, um roteiro básico em tópicos, um tema que os apresentadores dominem, combinar com o patrocinador se existe alguma restrição e tema e abordagem. O trabalho de preparo é importante, porque o que sair ali é o que as pessoas vão ver, e é o que vai para o ar.


Criar público para o meu videocast ao vivo


Caso você seja iniciante, vai precisar começar a criar um público. Crie canais nas mídias sociais, comece a discutir o tema com o público que você for criando, amadureça os temas, faça Lives mais curtas no Instagram. E invista em quatro ou cinco episódios gravados antes de ir para a Live.


Para podcast também é importante pensar em todo ecossistema digital que vai fazer parte da sua divulgação. Como eu sempre digo:


O podcast é apenas uma peça do seu ecossistema digital, mesmo que seja a mais importante, não pode ser a única.

Mas eu gostaria de ver mais gente apostando no áudio. Podcast-se com a gente!


SOBRE NÓS No Estúdio Banca Podcast, você pode ter seu podcast completo. Pensamos e construímos junto com você. Oferecemos desde a concepção e planejamento, passando pela criação do nome, comunicação visual, vinheta de abertura, trilha sonora, gravação, montagem e edição. Entregamos o podcast pronto pra você! E também cuidamos de toda distribuição, caso seja necessário. Você já tem seu podcast e quer só um espaço para gravar? Também oferecemos locação por hora, com técnico. No momento, estamos também fazendo gravação remota. Fazemos podcast e videocast para empresas, profissionais liberais e pessoas físicas. O Estúdio Banca Podcast é uma empresa associada à Banca de Conteúdo, agência de comunicação há 7 anos no mercado, com foco em Saúde, Cultura e Sustentabilidade. Ouça as nossas produções.




192 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page