top of page
Logotipo do Estúdio Banca no formato de um vinil em tons de pink e vermelho

A Importância do planejamento para o sucesso do seu Podcast



Você é daqueles que senta à mesa e começa a gravar com o seu convidado, sem ter se aprofundado muito sobre ele, ou sem saber que rumo a conversa vai tomar? Ou mesmo que grave só, não faz um planejamento de conteúdo? Você é do tipo "uma ideia na cabeça, um microfone na mão" (brincando aqui com o nosso querido Glauber Rocha). Você é do tipo que não sabe qual será o assunto do seu próximo podcast? Pode ser que, para alguns, isso dê certo, mas não para a maioria.


O fenômeno Flow fez muita gente pensar que é só chegar no estúdio, sentar e começar o papo livre, sem rumo. Mas se você entrar no YouTube hoje há um mundo repleto de conteúdo nesse estilo e só alguns poucos se destacam. Você pode listar “n” motivos, mas um dos principais para o sucesso estrondoso de Flow é Podpah é: eles começaram primeiro, foram pioneiros no Brasil do estilo Joe Rogan. E os canais e formas de divulgação deles vieram na esteira do sucesso, para fazer aumentar ainda mais o interesse, levar para seus conteúdos completos, conseguir firmar parcerias e até venda de produtos. Os caras viraram uma máquina de conteúdo porque souberam aproveitar o time. A pandemia, com as pessoas mais tempo em casa, ajudou a consolidar o formato.


Pois é, mas, atualmente, não dá mais para começar assim. É essencial ter em mente que a qualidade e a efetividade do seu podcast dependem diretamente de um planejamento sólido. Apesar do conteúdo ser a essência do seu programa, sem uma estratégia adequada, ele pode se perder na prateleira repleta de podcasts do YouTube hoje em dia.


Que tal, você explorar aqui comigo 6 passos essenciais no planejamento do seu podcast e descobrir como o planejamento pode potencializar o impacto dele:


  • Defina o propósito e tema central: tenha uma visão clara do que quer transmitir para a sua audiência. Um propósito bem definido também ajuda a atrair e fidelizar uma audiência que compartilha dos mesmos interesses e busca o seu conteúdo.

  • Defina um formato: entrevistas, monólogos, reportagem, narrativo ou painéis de discussão…

  • Organize e estruture os episódios: o planejamento vai permitir que você se organize para estruturar seus episódios de forma atraente e que envolva o seu público. Planeje a sequência dos episódios, buscando encadear os temas para uma experiência mais fluida e consistente para os ouvintes, aumentando o engajamento e mantendo-os interessados no seu podcast.

  • Faça pesquisa: o planejamento também inclui a realização de pesquisas para embasar seus episódios. Invista tempo na coleta de informações relevantes sobre os tópicos que serão abordados, trazendo dados atualizados e insights interessantes para seus ouvintes.

  • Defina a frequência e a consistência: seu podcast será semanal, quinzenal, mensal? Estabelecer uma programação clara conquista ouvintes que já criam a expectativa para lançamento de novos episódios. E também te ajuda a fazer gaveta (ter episódios já gravados e finalizados), garantindo a consistência mesmo em momentos desafiadores.

  • Promova e divulgue: é essencial levar em consideração, desde o início, em como será a distribuição, divulgação e promoção do seu podcast. Prepare um plano.


Em resumo, invista tempo e esforço na fase de planejamento, pois ele será o guia que levará seu podcast ao sucesso.


E se precisar de uma consultoria para levar seu projeto adiante, estou por aqui! Se precisar de toda a produção, desde a concepção da ideia até à distribuição, oferecemos também esse serviço no Estúdio Banca. Vem conversar com a gente!

44 visualizações0 comentário
bottom of page