top of page
Logotipo do Estúdio Banca no formato de um vinil em tons de pink e vermelho

Divulgação passo essencial dar vida longa ao seu projeto de podcast/videocast

Atualizado: 23 de jun. de 2023



Tenho visto muitos conteúdos sobre a importância de cada detalhe do seu podcast. Realmente não basta ter uma ideia e sair gravando, sem nenhum cuidado com a qualidade, com o roteiro, com a montagem e edição, uma boa trilha, uma boa vinheta. A questão é não basta se atentar a tudo isso, fazer o podcast perfeito, se ninguém souber que ele existe.


Não é raro que me procurem para gravar um podcast, ou produzir, e eu pergunte se a pessoa já tem uma rede, se ela sabe como fará a divulgação desse conteúdo. Muitas vezes a pessoa vai investir um dinheiro suado no projeto, e não tem noção de que não basta ter um bom produto. Um bom produto não vende se estiver ali na prateleira no meio de um monte de outros produtos parecidos.


Eu sempre pergunto qual a intenção dela com o podcast, onde ela quer chegar, que público quer atingir e se já pensou nas estratégias para atingir esse público.


Na prateleira


Você certamente já foi ao supermercado comprar o “suco de sempre” e havia uma promotora ali demonstrando outro suco que você nunca havia tomado. Às vezes, até o via ali com sua embalagem bonita, mas acabava levando “o de costume”, “o conhecido”. Mas a moça está ali e pergunta se você quer provar. Difícil recusar. Um gole e você já pensa na possibilidade de mudar de marca. Pois é assim também com o podcast ou videocast. Você está ali na plataforma, e ela te oferece um outro produto, na linha do que você está acostumado a consumir. Você resolve aceitar o convite e ouvir um teaser, ver o trailer. Aí, nessa hora, vai valer a qualidade de produção, de roteiro, de conteúdo, de entrega. E a vantagem do podcast é que você nem precisa deixar de consumir o outro, mas vai agregando novos ali na sua lista. Passa a ser ouvinte sem precisar deixar de ser ouvinte de outros. E todo mundo ganha.


A concorrência é acirrada


Sim, a concorrência é acirrada, mas ainda há muito espaço para novos podcasts, novas criações, novos tipos de conteúdo. A crise não está na concorrência, a crise se instala na falta de divulgação, principalmente. Para ter destaque é preciso fazer a sua voz ser ouvida. Ir além da prateleira das plataformas, construir uma base de ouvintes leais, que também vão ajudá-lo na empreitada de fazer a sua voz chegar a mais e mais pessoas.


Boas criações (e outras nem tão boas assim), se bem divulgadas, podem se renovar, ter vários ciclos, investir em temporadas ou na produção contínua.


Quando pensar no projeto do seu podcast, não pense apenas no planejamento do conteúdo e produção, pense também no planejamento de divulgação:


  1. Identifique seu objetivo e público.

  2. Considere promover seu podcast em plataformas de mídia social, criar um site ou blog dedicado, fazer parcerias com outros podcasters ou influenciadores, participar de eventos relacionados ao seu nicho.

  3. Mesmo que seu podcast seja apenas de áudio, invista em cortes, em trechos de destaque. Produza pequenos vídeos de divulgação.

  4. Impulsione, patrocine posts e o podcast nas plataformas, selecionando o seu público.

  5. Invista em um bom SEO.


Converse com a sua audiência, crie conexão


A divulgação do seu podcast não é apenas sobre alcançar mais ouvintes, mas também de estabelecer uma conexão com sua comunidade. Ao investir em estratégias de divulgação, você permite que seus ouvintes atuais se envolvam mais com seu conteúdo, compartilhem seus episódios com amigos e familiares, deixem avaliações positivas e comentários, e até mesmo se tornem defensores do seu podcast.


Vai ter muita gente vendendo a ideia de que basta estar nas plataformas; outros dirão que basta ter um bom produto, um bom podcast. Mas a verdade é que sempre foi preciso investir em divulgação. Hoje, mais do que nunca. E, se precisar de consultoria, estamos aqui!


Imagem: montagem sobre arte Pixabay

24 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page