top of page
Logotipo do Estúdio Banca no formato de um vinil em tons de pink e vermelho

A força do podcast. Como começou a história do podcast?

Atualizado: 19 de ago. de 2020

Dizem que foi em 2004, o conceito mais próximo de podcast que conhecemos hoje. Eu diria que o podcast nasce do rádio... a long time ago... mas vou deixar essa história para outras publicações avaliarem


Até pouco tempo atrás, a maior parte das pessoas, no Brasil, não fazia ideia do que era um podcast. O hábito de ouvir e baixar podcast conquistou o país na última década, quando assistimos um crescimento de 127% no número de downloads, fazendo o Brasil chegar ao segundo lugar entre os países que mais consomem este tipo de mídia. Nos últimos três anos, houve um boom de novos podcasts para todos os gostos, para todos os públicos, sobre todos os temas. Uma pesquisa realizada em 2019, com serviços de streaming como Spotfy, Apple, iTunes e Google Podcasts mostrou um crescimento de 67% no consumo de podcasts.

O Deezer também notou um aumento vertiginoso no consumo de podcasts. Eles distribuem o material e perceberam um aumento de 177% dentro da plataforma deles, de 2018 a 2019.


O bacana de observar no comportamento do brasileiro que consome podcast é o engajamento. O mesmo levantamento mostrou que 25% dessas pessoas ouvem mais de uma hora por dia de áudio no formato podcast. Mas, afinal, como surgiu o podcast?


Dizem que foi em 2004, o conceito mais próximo de podcast que conhecemos hoje. Eu diria que o podcast nasce do rádio... a long time ago... mas vou deixar essa história para outras publicações avaliarem.


Levamento histórico do Comunique-se! Leia lá!


No Brasil, a Associação Brasileira de Podcaster conta!


Tudo o que você precisa saber sobre a história do podcast, aqui!

226 visualizações0 comentário
bottom of page